O que é o atendimento psicológico online? Se trata de consulta, sessão, orientação e/ ou tratamento psicológico realizado via internet, através de um programa seguro de vídeo e voz, que possibilita a interação virtual e simultânea entre terapeuta e paciente.

Para que? Para ajuda profissional de um psicólogo que fala o mesmo idioma que o paciente e ambos podem estar em locais diferentes e distantes, ou não, na mesma cidade, mas não precisam/podem se locomover.

 

Para quem? Para todas as pessoas que desejam e precisam tratar de um tema emocional. Com frequência àqueles que moram distantes do profissional escolhido, têm dificuldades de locomoção ou vivem em outros países.

 

O que precisa? -Um computador pessoal ou dispositivo eletrônico que suporte a aplicação de vídeo e voz Skype, Google meets ou equivalente. - Não se recomenda o uso de computadores compartilhados ou Lan houses para assegurar ao máximo o sigilo profissional e privacidade. - Uma conexão rápida de internet. - Um local suficientemente tranquilo, que permita sua fala, escuta e interação virtual. - Fone de ouvidos para garantir mais qualidade de som e privacidade.

 

Quanto tempo dura? - Consulta inicial: se trata de uma sessão mais longa, entre 1 hora a 1 hora e 20 minutos. Sessão unitária: 50 minutos a 1 hora - Tratamento: combinado de acordo com a disponibilidade terapeuta/paciente e avaliação da queixa

 

Periodicidade? - Preferencialmente: 1 vez na semana, principalmente em início de tratamento em que a formação de vínculo e a quantidade de informações são importantes. - Se não for possível? Será combinado uma outra frequência de sessões. - Posso fazer sessões pontuais, sem uma regularidade? Sim, no caso de orientações ou queixas específicas.

Sigilo e segurança: O atendimento psicológico online é uma prática que segue as normas e princípios do Conselho de Ética Profissional e tem sua regulamentação proposta e reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia. Para tanto, esta modalidade respeita e tem como princípio fundamental a confidencialidade do conteúdo dos dados e informações pessoais de cada paciente. Do seu lado, o usuário deve assegurar-se da idoneidade de seu equipamento, bem como da privacidade que lhe for pertinente.

 

Passo a passo:

 

1. Solicitação: você pode solicitar atendimento através do whatsapp, e-mail, ou contato do site. Aproveite este primeiro contato para enviar também a sua localização e fuso horário.

2. Boas vindas: uma mensagem de boas vindas será enviada com orientações sobre disponibilidade de horário e meios de atendimento.

3. Agendamento: será agendada sua consulta inicial levando em conta o máximo possível a compatibilidade de horários e o fuso existente entre as localidades terapeuta/ paciente. Importante: o horário agendado será sempre referente ao seu horário local. O terapeuta está preparado para organizar as diferenças entre fusos e já enviar o horário da sua localidade.

 

4. Pagamento: o pagamento poderá ser realizado transferência bancária, plataformas de envio de valores ou paypal.

 

5. Confirmação: agendada a consulta e pagamento realizado, estamos prontos para seu atendimento. É importante que você confirme o agendamento e, caso não possa comparecer ao ambiente virtual na hora marcada, pede-se a gentileza de desmarcar com a antecedência de 24 horas, caso contrário não haverá condições para a reposição da sessão.

RESOLUÇÃO CFP N° 011/ 2012

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS PSICÓLOGOS

Conselho Regional de Psicologia/SP

Conselho Federal de Psicologia

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