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Metabolismo lento depois dos 30, e agora?


À medida que envelhecemos, nosso corpo muda por fora e também por dentro.


Com nosso metabolismo, não é diferente. A partir dos 30 anos, a máquina humana começa a ficar mais lenta. O metabolismo basal, que é o valor de referência do quanto o corpo gasta de calorias para se manter, começa a desacelerar. A diminuição da musculatura e o maior acúmulo de tecido adiposo pode acontecer, mesmo sem ocorrer uma mudança no padrão alimentar.




Isso ocorre como consequência da progressiva mudança da composição corporal, potencializada pela diminuição dos hormônios sexuais, típica do envelhecimento. Após 40 anos, perde-se em média 10% da massa magra por década e, a cada ano, entre 40 e 60 anos, perdemos aproximadamente 200g de músculo e ganhamos 600g de gordura.


Portanto, a dieta nessa fase da vida deve ser diferenciada, buscando sempre equilibrar esses fatores!


- Prefira alimentos integrais, pois eles são ricos em fibras que melhoram o trânsito intestinal, previnem o diabetes, controlam os níveis de colesterol, ajudam na perda de peso e são aliadas da imunidade e do coração;


- Um cuidado importante é preferir as carnes magras, como peixes e aves, pois elas contam com menor quantidade de gorduras saturadas;

- Invista em frutas, legumes e verduras. Esses alimentos contam com boa quantidade de vitaminas e tem ação antioxidante, que irá diminuir o envelhecimento celula.

E aí, o que achou das dicas? Vamos nos cuidar?

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