Buscar
  • Villa Saúde

Lancheira de criança!



Muito tem se discutido sobre o que colocar na lancheira dos filhos. Por isso, nossa nutri, Thais Brasil, escreveu um artigo muito legal sobre o assunto e, ainda de quebra, ensina uma receita deliciosa de bolo integral de cenoura. Acompanhe!


"Mais que saciar a fome dos pequenos nos intervalos da escola, os lanches devem ser saudáveis, nutritivos e acima de tudo saborosos. Antes de pensar nas opções da lancheira, precisamos reforçar que o café da manhã é muito importante, e que infelizmente muitas crianças não fazem essa refeição, alegando não terem fome logo cedo. É importante que os pais estimulem hábitos saudáveis, dá mais trabalho sim, mas basta se organizar no dia anterior, por exemplo.


Os lanches intermediários, tanto os da manhã quanto os da tarde, devem conter alimentos fonte de proteína (queijo branco, iogurte), carboidrato integral (pães, biscoitos e bolos) e uma fruta da preferência da criança. Uma forma de estimulá-los ao consumo dos lanches é deixá-los participar das escolhas que irão para a lancheira, sempre com a supervisão e orientação dos pais. Ao embrulhar os lanches, prefira papel manteiga ao papel alumínio e plásticos, e guarde-os em potes de vidro, pois assim os lanchinhos ficam protegidos de agentes contaminantes como metais pesados e BPA (bisfenol A), substâncias tóxicas para as crianças.


Além da escolha do conteúdo da lancheira, a escolha do tipo dela também merece atenção. Opte por opções térmicas (verificar na etiqueta o certificado), que ajudam na conservação dos alimentos. Usar o gelox (gelo reutilizável) também colabora para a manutenção da temperatura mais amena do lanche e em dias muito quentes reduzem a troca de calor com o ambiente.


Na volta para casa vale dar uma olhada na lancheira e verificar se os pequenos comeram ou não o lanche. Assim, os pais podem avaliar se as opções foram aceitas ou não, e então adaptar para oferecer sempre o melhor aos filhos. Além disso, não se esqueça que a higiene também interfere na qualidade do lanche, então passar um pano limpo com álcool diariamente é interessante, e quando necessário lave com água e sabão.

Vale ressaltar que a educação nutricional das crianças deve começar em casa, onde estão suas referências e o início da prática de uma alimentação saudável, por meio do incentivo na escolha dos alimentos."


Veja a receitinha super fácil e saudável de bolo integral de cenoura que a Thais indica para fazer para os pequenos:


Ingredientes 3 cenouras cruas 1/2 xícara de óleo de girassol 3 ovos 1 xícara (chá) de açúcar mascavo ou demerara orgânico 2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral 1 xícara (chá) de aveia em flocos

1 colher (sopa) de fermento em pó


Para a cobertura 1 copo de leite integral sem lactose 1/2 copo de açúcar mascavo ou demerara orgânico 4 colheres (sopa) de cacau em pó 1 colher (sopa) de amido de milho 1 pitada de sal


Modo de Fazer

Massa Bata as cenouras picadas com o óleo e os ovos no liquidificador. Em um outro recipiente coloque os demais ingredientes e misture bem. Despeje a mistura do liquidificador aos poucos e incorpore de forma que fique homogêneo. Coloque em forminhas de cupcake de silicone levemente untadas com óleo e leve para assar em forno baixo, pré-aquecido por 10 minutos.

Cobertura Coloque todos os ingredientes numa panela e misture bem. Se ficarem bolinhas de maizena, bata no mix antes do creme engrossar. Coloque em fogo baixo e mexa sempre até ficar grossinho, em ponto de brigadeiro.


0 visualização

Villa Saúde Campinas

 

Rua Cristóvão Colombo, 174

Sala 17 - Vila Itapura 

F. (19) 3365.7007

Campinas/SP

 

 

Convênio Aceito

 

 

clique e envie mensagem direto em nosso whatsapp!

Entre em contato para mais informações

© 2015 Villa Saúde Campinas. Todos os direitos reservados.