Buscar
  • Villa Saúde

Nutrientes que evitam crises de asma


O inverno está chegando e com a queda das temperaturas, as doenças respiratórias voltam a atacar. Entre elas, está a asma, que de acordo com dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 16 milhões de brasileiros sofrem com essa inflamação crônica, que dificulta a passagem do ar pelas vias respiratórias e provoca tosse, chiado no peito e sensação de falta de ar.



Apesar de não existir nutrientes que ajudam nosso sistema respiratório a funcionar melhor, existem outros que podem ajudar na prevenção. Inclua as sete opções abaixo no seu cardápio e aumente a sua imunidade!


Vitamina D: até o momento, a vitamina D só deve ser suplementada em asmáticos com deficiência confirmada por exame de laboratório e a dose ideal de reposição será receitada pelo médico. Boas fontes de vitamina D são gema de ovo, fígado, manteiga e alguns tipos de peixes, como cavala, salmão e arenque.


Magnésio: a ingestão por meio da dieta vai facilitar a broncodilatação, melhorando o quadro respiratório e as funções pulmonares. Oleaginosas, leguminosas, cereais integrais, frutos do mar, vegetais e folhas verde escuras.


Vitamina A: esse nutriente regula a função pulmonar, ajudando na produção de muco para expelir partículas, e deixando nosso pulmão menos vulnerável a infecções. As principais fontes de vitamina A são fígado, ovo, manteiga, talos de verduras e legumes amarelos e vermelhos, como a cenoura.


Vitamina C: a ingestão de vitamina C ameniza a inflamação e estabiliza a liberação de histamina - substância vasodilatadora responsável pelas crises de asma. Boas fontes de vitaminas C são acerola, laranja, limão e kiwi.


Selênio: pode ser encontrado em oleaginosas e cereais integrais.


Vitamina E: alguns estudos mostraram que gestantes com deficiência nessa vitamina apresentaram mais riscos de ter filhos com asma. Gérmen de trigo, óleos vegetais, gema de ovo e vegetais folhosos são fontes de vitamina E.


Ômega 3: esse nutriente combate as inflamações e melhora a função respiratória. Peixes de água fria, canola, linhaça e gérmen de trigo são boas fontes de ômega 3.


Que tal cuidar mais de você? Invista em uma alimentação saudável e tenha uma vida melhor, com muito mais bem estar.


0 visualização

Villa Saúde Campinas

 

Rua Cristóvão Colombo, 174

Sala 17 - Vila Itapura 

F. (19) 3365.7007

Campinas/SP

 

 

Convênio Aceito

 

 

clique e envie mensagem direto em nosso whatsapp!

Entre em contato para mais informações

© 2015 Villa Saúde Campinas. Todos os direitos reservados.