Buscar
  • Villa Saúde

Gordura Trans pode trazer problemas de memória!


Recentemente, foi proibido nos Estados Unidos o uso de gordura trans artificial em alimentos. Logo em seguida, foi publicado um estudo feito pela Escola de Medicina da Universidade de San Diego que diz que essa gordura pode acarretar na redução da memória, principalmente em homens com 45 anos ou menos. Já era sabido que a gordura trans aumenta o nível de LDL, o colesterol “ruim”, além de reduzir o colesterol “bom”, o HDL.


Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram 1.018 participantes, em sua maioria homens. Estes homens responderam um questionário em que detalhavam seu consumo diário de gordura trans.


Depois disso, eles participaram de um teste de memorização de palavras. Nesse teste, os pesquisadores perceberam que homens com 45 anos ou menos conseguem se lembrar de em média de 86 palavras. No entanto, a cada grama de gordura trans consumido a mais, os homens eram capazes de lembrar menos 0,76 palavras. Parece pouco, mas os homens que consumiam as maiores quantidades de gordura trans lembravam 12 palavras menos que os outros.


Como havia poucas mulheres participando do estudo, os pesquisadores não as incluíram na conclusão, mas perceberam uma relação semelhante nelas.


A gordura trans é adicionada nos alimentos com o intuito de prolongar a vida útil dos produtos e melhorar a consistência, o sabor e a aparência. Entre alguns alimentos que possuem a gordura estão: margarinas sólidas ou cremosas, recheios de biscoitos, alimentos congelados (pizza, lasanha, nuggets, etc), pastéis, macarrão instantâneo, coberturas, sorvetes, pães, alimentos pré-assados ou fritos, bolos, tortas, pipoca de micro-ondas, dentre outros alimentos industrializados.


Sendo assim, a dica da nutricionista da Villa Saúde, Thais Brasil, é dar preferencia às preparações caseiras ou minimamente processadas, e evitar ao máximo o consumo de industrializados. Fique atento!


0 visualização

Villa Saúde Campinas

 

Rua Cristóvão Colombo, 174

Sala 17 - Vila Itapura 

F. (19) 3365.7007

Campinas/SP

 

 

Convênio Aceito

 

 

clique e envie mensagem direto em nosso whatsapp!

Entre em contato para mais informações

© 2015 Villa Saúde Campinas. Todos os direitos reservados.