- Villa Saúde
Por que crescem os números de pessoas com alergias e intolerância alimentar?
Alergia a ovo, soja, proteína do leite, glúten, intolerância a lactose, quem não conhece alguém com pelo menos uma delas? O número de pessoas acometidas por alergias ou intolerância alimentar vem crescendo em crianças e adultos nos últimos anos. Os motivos que nos trouxeram a esse ponto são vários e todos relacionados direta ou indiretamente a alimentação.
Um dos possíveis motivos pode estar relacionado ao consumo exagerado de alimentos industrializados, os quais apresentam grandes quantidades de conservadores, corantes e realçadores de sabor, agrotóxicos, aditivos e estabilizantes para aumentar o prazo de validade e tempo de prateleira dos mesmos.

Outro possível motivo pode ser as dietas muito restritivas adotadas pelas pessoas que buscam um corpo perfeito. Essas dietas muitas vezes restringem o consumo de nutrientes e energia, fazendo com que o metabolismo precise se desdobrar para manter o organismo em funcionamento.
Com a mudança na rotina e com muitas atividades diárias, a maioria da população não tem dedicado tempo a pratica de atividade física e hábitos saudáveis. Passear em parques, caminhar, brincar ao sol, entre outras atividades ao ar livre não estão entre as atividades preferidas ultimamente.
Devido aos hábitos inadequados de alimentação e estilo de vida, cresce o número de enfermos por patologias diversas, que faz com que muitas pessoas busquem a automedicação como forma de melhorar. Assim, o grande consumo de medicamentos, principalmente os sem orientação, sobrecarregam e prejudicam o organismo como um todo, fazendo com que o ciclo se repita.
Outro ponto que deve ser destacado é a interrupção do aleitamento materno exclusivo e a introdução precoce de alimentos, que em muitos casos e iniciada com alimentos industrializados, como as papinhas por exemplo. O aleitamento exclusivo deve ser mantido por seis meses, pois é essencial para o desenvolvimento correto do metabolismo do bebê, e reduz o risco do aparecimento de alergias e/ou intolerâncias.
Vale ressaltar que algumas pessoas, mesmo levando uma vida saudável e equilibrada, ainda podem desenvolver intolerâncias e alergias, pois a genética e os fatores ambientas são de difícil controle.
Assim, a dica é evitar os alimentos industrializados e preferir “comida de verdade”! Caso identifique algum alimento que te trás qualquer desconforto, evite seu consumo e busque orientação individualizada de um profissional médico ou nutricionista.
Bom senso sempre!