Buscar
  • Villa Saúde

Por que crescem os números de pessoas com alergias e intolerância alimentar?


Alergia a ovo, soja, proteína do leite, glúten, intolerância a lactose, quem não conhece alguém com pelo menos uma delas? O número de pessoas acometidas por alergias ou intolerância alimentar vem crescendo em crianças e adultos nos últimos anos. Os motivos que nos trouxeram a esse ponto são vários e todos relacionados direta ou indiretamente a alimentação.


Um dos possíveis motivos pode estar relacionado ao consumo exagerado de alimentos industrializados, os quais apresentam grandes quantidades de conservadores, corantes e realçadores de sabor, agrotóxicos, aditivos e estabilizantes para aumentar o prazo de validade e tempo de prateleira dos mesmos.


Outro possível motivo pode ser as dietas muito restritivas adotadas pelas pessoas que buscam um corpo perfeito. Essas dietas muitas vezes restringem o consumo de nutrientes e energia, fazendo com que o metabolismo precise se desdobrar para manter o organismo em funcionamento.


Com a mudança na rotina e com muitas atividades diárias, a maioria da população não tem dedicado tempo a pratica de atividade física e hábitos saudáveis. Passear em parques, caminhar, brincar ao sol, entre outras atividades ao ar livre não estão entre as atividades preferidas ultimamente.


Devido aos hábitos inadequados de alimentação e estilo de vida, cresce o número de enfermos por patologias diversas, que faz com que muitas pessoas busquem a automedicação como forma de melhorar. Assim, o grande consumo de medicamentos, principalmente os sem orientação, sobrecarregam e prejudicam o organismo como um todo, fazendo com que o ciclo se repita.


Outro ponto que deve ser destacado é a interrupção do aleitamento materno exclusivo e a introdução precoce de alimentos, que em muitos casos e iniciada com alimentos industrializados, como as papinhas por exemplo. O aleitamento exclusivo deve ser mantido por seis meses, pois é essencial para o desenvolvimento correto do metabolismo do bebê, e reduz o risco do aparecimento de alergias e/ou intolerâncias.


Vale ressaltar que algumas pessoas, mesmo levando uma vida saudável e equilibrada, ainda podem desenvolver intolerâncias e alergias, pois a genética e os fatores ambientas são de difícil controle.


Assim, a dica é evitar os alimentos industrializados e preferir “comida de verdade”! Caso identifique algum alimento que te trás qualquer desconforto, evite seu consumo e busque orientação individualizada de um profissional médico ou nutricionista.

Bom senso sempre!


0 visualização

Villa Saúde Campinas

 

Rua Cristóvão Colombo, 174

Sala 17 - Vila Itapura 

F. (19) 3365.7007

Campinas/SP

 

 

Convênio Aceito

 

 

clique e envie mensagem direto em nosso whatsapp!

Entre em contato para mais informações

© 2015 Villa Saúde Campinas. Todos os direitos reservados.