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Alimentação durante as viagens!


Vai sair em viagem? Isso não significa sair também da rotina. Viagens a lugares diferentes podem modificar a rotina de alimentação, por isso, cuidado! A vontade por experimentar alimentos diferentes, pratos e preparações aumentam mais, e tudo isso pode contribuir para fugir da alimentação regular, bem como do compromisso com a balança.


Falar logo a verdade e abrir o jogo que está fazendo dieta e melhorando sua saúde é a melhor opção, assim, caso a viagem seja para a casa de parentes e amigos, estes poderão não ficar oferecendo aquelas guloseimas que podem colocar tudo o que conquistou até o momento por água abaixo.


Independente se a viagem for a um destino mais tranquilo, onde o objetivo é descansar e sair da rotina, ou se o destino for o exterior, onde poderá não ter tanto tempo pensar nas escolhas, o maior problema poderá ser a tentação do café da manhã dos hotéis, ou mesmo das padarias, e a grande variedade de pratos e comidas gordurosas dos cardápios (principalmente em regiões mais frias). Nesses casos, podemos deixar de comer de forma regulada, de 3 em 3 horas. Por isso, lembre-se sempre das recomendações que costuma ouvir da nutricionista: antes de se servir, em qualquer refeição e independente do lugar que escolheu para realizá-la (hotel, padaria, restaurante), namore as opções disponíveis e faça escolhas mais saudáveis. Não se esqueça de iniciar as refeições por frutas, no caso do café da manhã, e de saladas no almoço e jantar. Sempre que possível escolha opções de carboidratos integrais, mas no caso de sua falta, opte apenas por um tipo, evitando a sobrecarga desse macronutriente na refeição. Claro que a tentação por pães e bolos diferentes será grande, sendo assim, escolha um tipo diferente por dia, para que não extrapole logo no início da viagem.


Para os lanches intermediários, leve opções fáceis de consumo, como frutas, ou até mesmo aquele pãozinho ou bolo que te chamou atenção no café da manhã. Mas lembre-se que essas opções devem sempre ser acompanhadas de fontes de fibras, como barras de cereais, granolas light, ou fontes de proteínas, como queijos e iogurtes desnatados, pois evitarão os picos de fome causados pelos carboidratos simples, e assim você se sentirá satisfeito até a próxima refeição principal.


Chegou a hora do almoço/jantar, e agora? Lembre-se de inicia-los por saladas cruas, pois tem bastante fibra. Para os pratos principais escolha opções menos gordurosas e mais leves, como preparações assadas, grelhadas ou cozidas e que não levem muito queijo, creme de leite ou gordura. Para a sobremesa, escolha uma fruta, essa é uma ótima oportunidade de experimentar as típicas daquela região. Se estiver viajando com outras pessoas aproveite para fazer pedidos diferentes, assim cada um poderá experimentar um pouco do que o outro escolheu.


O segredo é controlar a ansiedade e a vontade de experimentar tudo de uma única vez.


Boa Viagem!


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