Buscar
  • Villa Saúde

Resiliência e a capacidade de superar


Mudanças sempre ocorrem, em todos os momentos da nossa vida. Mas nem sempre é fácil aceita-las e adaptar-se a ela, já que situações novas desorganizam uma estrutura emocional já conhecida e retira a pessoa de sua zona de conforto. Quando as mudanças ocorrem o indivíduo é obrigado a se ajustar, movendo recursos psicológicos e referentes ao ambiente externo para lidar com aquela situação inusitada.



Quando as pessoas passam por momentos de adversidade, é possível que saiam dessa situação com sequelas do trauma, adotando uma postura de vitima diante da vida. Mas, por outro lado, existem aqueles que prosseguem seu desenvolvimento emocional e profissional de forma saudável, mantendo um olhar positivo sobre a vida. Essas pessoas, dizemos, encontram-se resilientes.


Mas o que é resiliência? Essa é a capacidade de uma pessoa enfrentar, superar e transformar-se ao viver a adversidade. É a capacidade que possibilita a pessoa prevenir, minimizar ou superar os efeitos nocivos dos momentos difíceis, inclusive saindo fortalecido ou até mesmo transformado, porém não ileso. A resiliência não é uma característica permanente da personalidade da pessoa, mas sim uma condição que pode ser estimulada, dependendo das circunstâncias em que se encontra.



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Entre em contato para mais informações

© 2015 Psicologia & Cia. Todos os direitos reservados.