- Villa Saúde
Resiliência e a capacidade de superar
Mudanças sempre ocorrem, em todos os momentos da nossa vida. Mas nem sempre é fácil aceita-las e adaptar-se a ela, já que situações novas desorganizam uma estrutura emocional já conhecida e retira a pessoa de sua zona de conforto. Quando as mudanças ocorrem o indivíduo é obrigado a se ajustar, movendo recursos psicológicos e referentes ao ambiente externo para lidar com aquela situação inusitada.

Quando as pessoas passam por momentos de adversidade, é possível que saiam dessa situação com sequelas do trauma, adotando uma postura de vitima diante da vida. Mas, por outro lado, existem aqueles que prosseguem seu desenvolvimento emocional e profissional de forma saudável, mantendo um olhar positivo sobre a vida. Essas pessoas, dizemos, encontram-se resilientes.
Mas o que é resiliência? Essa é a capacidade de uma pessoa enfrentar, superar e transformar-se ao viver a adversidade. É a capacidade que possibilita a pessoa prevenir, minimizar ou superar os efeitos nocivos dos momentos difíceis, inclusive saindo fortalecido ou até mesmo transformado, porém não ileso. A resiliência não é uma característica permanente da personalidade da pessoa, mas sim uma condição que pode ser estimulada, dependendo das circunstâncias em que se encontra.